WILDE DIAS DA FONSECA

WILDE DIAS DA FONSECA



WILDE DIAS DA FONSECA



Faleceu em Santarém na madrugada de 29 de outubro de 2010, o Dororó, músico, escritor, foi internado dia 27 do mesmo mês com complicações de um câncer de próstata. 

Sua história
Nasceu em Santarém (Pará), no dia 13 de dezembro de 1919. Foram seus pais José Agostinho da Fonseca e Ana Dias da Fonseca. 
Em Santarém, onde sempre viveu, fez todos os seus estudos: o primário no Grupo Escolar de Santarém (atual "Frei Ambrósio"), o ginásio (anos mais tarde) através do Projeto Minerva e o 2º grau no Colégio Álvaro Adolfo da Silveira. 
Na Universidade Federal do Pará, núcleo de Santarém, licenciou-se em Letras do 1º grau, no ano de 1982. 
Foi comerciário, funcionário do Serviço Especial de Saúde Pública (SESP) e trabalhou durante 23 anos no Banco do Brasil, por onde se aposentou. 
Aposentado, não interrompeu suas atividades, passando a exercer o magistério.                         
Lecionou nos Colégios "Santa Clara", "Álvaro Adolfo da Silveira", "Rodrigues dos Santos" e "seminário São Pio X". Desde 1982, leciona Educação Musical no "Colégio Dom Amando".
É autor dos livros SANTARÉM: Momentos Históricos, já em sua 4ª Edição; de "RUDIMENTOS DE TEORIA MUSICAL E SOLFEJO", na 3ª Edição; de "HISTÓRIA DO COLÉGIO DOM AMANDO E DA CONGREGAÇÃO DOS IRMÃOS DE SANTA CRUZ NO BRASIL", e tem já concluído, mas ainda não publicado, “FOLCLORE EM SANTARÉM".
Como músico amador, é regente e co-fundador do "Coral de Santarém" e da "Filarmônica Municipal Prof. José Agostinho".
Em vitória (Colégio Sacré Coeur), Cuibá (Universidade Federal de Mato Grosso) e São Paulo (Universidade de São Paulo - USP), participou de Painéis FUNARTE de Regência Coral.
Há, ainda, que mencionar-se GABRIEL RODRIGUES DOS SANTOS, com três romances publicados: "Por Céus e Mares", "Um golpe sobre o Mapa" e "Meia Volta sobre a Esfera"; SILVÉRIO SIROTHEAU CORRÊA, jurista de nomeada e autor de alguns poemas, raros, mas de invulgar beleza; DANIEL REBOUÇAS DE ALBUQUERQUE, com grande número de poesias não publicadas em livros mas dispersas em vários jornais de sua cidade natal nas décadas de 1950 e 1960.


Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem